Mostrar ao mundo o que por cá se faz

Creative Macau com presença assegurada na próxima edição da CONCEPTA

O Centro de Indústrias Criativas de Macau foi convidado para participar na próxima edição da CONCEPTA, a feira internacional de arte, cultura e indústrias criativas que se realiza em Portugal. A presença no evento, que se realiza no primeiro trimestre do próximo ano em Lisboa, ficou assegurada depois de uma participação bem sucedida na edição deste ano, que decorreu no passado mês de Fevereiro.
“A experiência foi muito interessante e acho que de grande utilidade para os criativos”, avalia Lúcia Lemos, directora da Creative Macau. “Tratou-se de pôr em prática a nossa componente promocional, uma vez que tentamos levar para fora de Macau os trabalhos que por cá se fazem.”
Na CONCEPTA deste ano estiveram expostas peças de João Ó, Lui Chak Keong, Pang Chi Kin, Rita O. Paulo, Nuno Soares e Rui Leão. “Apareceram muitas pessoas interessadas em determinados produtos. Criou-se uma carteira de contactos de potenciais clientes”, acrescenta Lemos, que participou numa palestra para dar uma ideia de como andam as indústrias criativas na RAEM.
“Foi demonstrado imenso interesse ao nível de entidades e empresas de maiores dimensões.” A organizadora da presença de Macau na CONCEPTA acredita que, em breve, esta presença na feira vai dar os seus frutos, “quer a nível individual, quer a nível institucional”.
Para este ano, está já planeada a participação da Creative Macau numa feira de artes e indústrias criativas em Pequim, já em Julho próximo. Porém, desta feita não vão ser mostrados trabalhos concebidos em Macau. “Vamos ver o que se está a fazer, que tipo de produtos estão a ser expostos”, explica.
Nem sempre é possível levar peças para fora da RAEM – “as questões logísticas por vezes não são fáceis”. Ainda assim, cumpre-se um dos objectivos do Centro de Indústrias Criativas, que vai já no seu sexto ano de existência: mostrar que Macau tem actividade nesta área e que está atenta às tendências internacionais da área.

Isabel Castro, in Ponto Final

Advertisements

About this entry